top of page

Comentário radiofônico

  • Foto do escritor: Mariana Bond
    Mariana Bond
  • 24 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Após aprendermos sobre como é desenvolvido um comentário radiofônico e suas características, a professora Cristiane Pereira, da disciplina de "Mídias Sonoras e Reportagem”, deixou como atividade individual para os acadêmicos de jornalismo a produção de um comentário.

Para a atividade era necessário seguir os critérios deste formato radiofônico, escrever e gravar um comentário de 1 minuto e meio a 3 minutos sobre uma notícia da semana.


O texto que escrevi ficou da seguinte forma:

Contexto: depois de serem apresentados os dados sobre a pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul, parte do programa fala sobre a fronteira oeste.


Pois é, Giane. Nesta terça-feira, doze de abril, aqui em Santana do Livramento entrou em vigor um novo decreto do governo municipal que torna facultativo o uso de máscara de proteção contra o coronavírus.

Como vocês podem encontrar no site da GZH, o documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Sul, considerando a análise do cenário atual da pandemia no município.

O novo decreto do governo de Livramento retira a obrigatoriedade do uso de máscara para circulação em espaços abertos e fechados, sejam eles públicos ou privados. Mas, a obrigatoriedade do uso de máscaras segue para o transporte coletivo e estabelecimentos de saúde, públicos ou privados.

Hoje, em Livramento, há 25 casos ativos de covid-19 e, de acordo com o portal de monitoramento da imunização contra o coronavírus, atualizado pelo Governo do Rio Grande do Sul, já foram aplicadas 160.426 doses da vacina no município, sendo que 87,9% da população já recebeu pelo menos uma dose.

Vale lembrar, Giane, que ainda em março o Governo do Estado publicou um decreto a respeito da retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. No documento também foi previsto que os municípios do Rio Grande do Sul pudessem adotar normas diversas da estabelecida pelo Estado, como foi o caso de Santana do Livramento.

Só que se formos pensar bem, avaliando o contexto de Livramento, o decreto foi uma mera formalidade, considerando que há muito tempo a maior parte da população, incluindo os próprios políticos do município, não utilizam a máscara de proteção. Assim como não temos visto fiscalização quanto à essa já antiga regra nos empreendimentos da cidade.

É sim uma notícia importante, mas não chega a ser uma grande novidade para quem circula em Santana do Livramento.


Para escutar, clique aqui:


A atividade despertou ainda mais o meu interesse por rádio, além de ser uma ótima forma de aprender, praticando os conteúdos vistos em sala de aula.


Comentários


IMG_20240331_225935_158.jpg

Por Mariana Bond

24 anos, jornalista formada pela Urcamp.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigada por assinar!

  • Facebook
  • Instagram

Entre em contato

Obrigada!

© 2024 por Mariana Bond - Bagé/RS

bottom of page