Projeto Integrador: Amigos de Rua
- Mariana Bond
- 6 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
O Projeto Integrador "Amigos de Rua" foi desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2020 através da produção e difusão de uma campanha digital de adoção legal e segura de animais. A atividade foi realizada em parceria com o Rotaract Rainha e a Coordenadoria de Bem-Estar Animal.
O Projeto
Tendo em vista o crescente número de animais abandonados na cidade de Bagé, os acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha - URCAMP, em parceria com o Rotaract Rainha e a Coordenadoria de Bem-Estar Animal do município, buscaram solucionar algumas demandas por meio de Projetos Integradores. A proposta sugerida foi a criação de uma estratégia de comunicação para auxiliar a diminuição de problemas ocasionados pela população excessiva de animais em situações críticas nas ruas de Bagé. Com isso, sabendo como a comunicação pode auxiliar estes animais em situação de abandono, o projeto visou a criação de uma corrente nas redes sociais para resolver este problema. Sendo assim, este projeto inicialmente divulgou 14 dos mais de 160 animais que se encontram aos cuidados da Coordenadoria de Bem-Estar Animal e que necessitam de um lar, através da internet. Além de ter propagado a informação sobre os cuidados necessários com estes bichinhos.
Sendo assim, o trabalho buscou criar a partir das propostas de imagem, contexto e notícia, uma campanha voltada à adoção de animais nas mídias digitais, e ainda divulgar informações ao público alvo a fim de garantir uma adoção segura, como dicas de cuidado, leis de direitos animais e curiosidades sobre os pets.
O projeto foi desenvolvido com base na seguinte questão problema: "Como uma campanha de comunicação nas mídias sociais pode influenciar no aumento do número de adoções de animais abandonados e qualificar as informações sobre adoção responsável em Bagé?"
Resultado:
Com a ação do grupo, foram criadas as redes sociais do Projeto Amigos de Rua (página no facebook e instagram) onde foi realizado o desenvolvimento do projeto, com a publicação dos posts informativos e da campanha de adoção, divulgando a descrição dos animais que necessitavam de um lar.
Além disso, o projeto foi divulgado, através de releases e entrevistas, nos veículos de comunicação local. Confira:
Em Pauta Bagé - matéria / entrevista
Comentários