top of page

Projeto Integrador: Arte Viva

  • Foto do escritor: Mariana Bond
    Mariana Bond
  • 6 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jun. de 2021

O Projeto Integrador "Arte Viva" foi desenvolvido neste primeiro semestre de 2021, no terceiro módulo do curso de jornalismo da Urcamp. Através do projeto, foram criados e publicados dez mini documentários, visando a divulgação de artistas bageenses.


Os Projetos Integradores são ótimas oportunidades de praticar os conteúdos aprendidos em aula. Além disso, a experiência de poder auxiliar resolvendo uma demanda da comunidade e observar os resultados da atividade desenvolvida, é incrível.


Saiba mais sobre o Arte Viva:


O projeto


Tendo em vista a desvalorização da classe artística de Bagé diante da pandemia de Covid-19, os acadêmicos do curso de Jornalismo do Centro Universitário da Região da Campanha - URCAMP, em parceria com Secretaria de Cultura e Turismo de Bagé - Secult, buscaram solucionar esta demanda por meio do Projeto Integrador Arte Viva.

A proposta sugerida foi a criação de mini documentários, visando a divulgação de artistas Bageenses representando suas respectivas categorias, desde a fotografia até ao artesanato. Com isso, sabendo que a comunicação é uma forte propagadora de informações e que pode auxiliar a trazer visibilidade a esse nicho, o presente projeto uniu todo material produzido nas redes sociais da Casa de Cultura Pedro Wayne. Sendo assim, este projeto divulgou 10 artistas locais através de documentários expostos de forma digital, contribuindo e incentivando a cultura local.

Após o levantamento das questões principais, o trabalho consistiu em criar a partir das propostas de assessoria jornalística e internet, uma série de mini documentários, desenvolvida de forma totalmente online, devido à pandemia, voltados à cultura local, divulgando artistas da Rainha da Fronteira a fim de garantir a exposição de uma classe menos valorizada, contando um pouco de sua trajetória e de seus trabalhos.

Considerando a desvalorização do setor cultural e as consequências da pandemia do novo coronavírus no meio artístico, que o impediu de continuar o desenvolvimento do seu trabalho, foi identificada a necessidade de buscar maneiras a fim de dar visibilidade aos artistas bageenses, para que estes possam manter o serviço apresentado e aumentar o seu público. Sendo assim, o projeto partiu da seguinte questão: como manter a Arte Viva em um contexto de pandemia?


Publicações

Os mini documentários estão sendo publicados todas as segundas e sextas-feiras na página do facebook da Casa Pedro Wayne. Confira:



Além disso, o projeto foi divulgado também através de releases produzido pelas acadêmicas, que foram publicados pelos veículos de comunicação locais. Confira todas as publicações:






Comentários


IMG_20240331_225935_158.jpg

Por Mariana Bond

24 anos, jornalista formada pela Urcamp.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigada por assinar!

  • Facebook
  • Instagram

Entre em contato

Obrigada!

© 2024 por Mariana Bond - Bagé/RS

bottom of page