Resenha Crítica
- Mariana Bond
- 6 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2021
Após a leitura sobre os desafios do jornalismo no século XXI, foi proposta na disciplina de "Cibercultura, Jornalismo Online e Redes Sociais" a realização de uma resenha crítica do texto. Realizar uma resenha auxilia a compreender melhor o que foi estudado e, dessa maneira, formar opinião.
Confira a minha resenha com opinião sobre o assunto:
No século XXI percebemos a grande mudança tanto no fazer jornalístico quanto no consumo. A tecnologia e possibilidades trazidas pela internet modificaram e agregaram novos formatos e as técnicas anteriormente utilizadas.
Hoje, não basta mais que o jornalista utilize somente os meios e técnicas ofertados anteriormente, é necessário ser multimidia, estar em várias plataformas e apresentar conteúdos conforme o público de cada uma. Não se pode permanecer na zona de conforto, deve-se buscar constantemente atualização e estar atento à todas as novidades, que surgem diariamente. A adaptação e busca constante por conhecimento se faz necessária para que seja possível ser um profissional “diferenciado” neste meio, levando em conta que atualmente qualquer cidadão que desejar ir atrás de informações e passar a produzir notícias e conteúdos jornalísticos, pode ser considerado um jornalista.
Com a internet e implementação de sites e redes sociais dos portais de notícia, é possível produzir conteúdos que apresentem imagens, vídeos, infográficos, áudios, entre outros recursos antes pouco utilizados e que dificilmente seriam utilizados juntos, em um só local. A tecnologia contribui também para que seja possível analisar criteriosamente o público e entender o que preferem consumir, quais materiais “dão certo”, além de possibilitar uma aproximação. Quem antes era somente espectador, hoje contribui para reportagens enviando “informações”, alertando sobre acontecimentos e sendo fonte. Além disso, ainda há a possibilidade de desenvolver conteúdos gastando menos, ou em alguns casos, nada, para a publicação.
Contudo, essas novidades trazidas pela tecnologia não são 100% positivas, e como tudo, contam com alguns pontos negativos, entre eles está a maior exposição do criador do conteúdo. Ao mesmo tempo em que a internet beneficia pela aproximação com o público, isso pode acarretar em algum problema por esse acesso “facilitado” ao jornalista, como ataques. Por outro lado, na visão do leitor, há ainda a necessidade (mais forte do que antes) de avaliar o conteúdo consumido, considerando que alguns “veículos” podem apenas apresentar a sua visão dos fatos e fazer com que o leitor, se não buscou entender/saber mais sobre o que consumiu, pode passar a espalhar fake news.
Dessa forma, fica claro que é necessário sim manter a atualização e buscar aproveitar ao máximo os benefícios trazidos pela tecnologia, mas sempre de forma cautelosa e prezando cada vez mais por publicar conteúdos sérios e verídicos.
Comentários